Pastoral

pastoral_01

 

PASTORAL significa, substancialmente, CUIDAR, pois é uma antiga analogia tirada de quem cuida de ovelhas. O cuidado é uma necessidade vital e atualmente essa necessidade se apresenta de modo bem abrangente. Cuidar de si mesmo, das pessoas, do ambiente, das relações interpessoais, da natureza, do planeta. Cuidar é preciso.

Ao adotar o termo pastoral, o Colégio Divino Salvador procura recuperar com ele o sentido original assumido por Jesus para expressar o compromisso e a missão do cuidar. Cuidar faz parte da convicção do cristianismo, pois somos criados à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26), com o compromisso de cuidar de tudo o que foi criado por Deus. O colégio terá características tanto mais cristãs, quanto mais assumir as atitudes cristãs do cuidar.

A Pastoral Escolar é um tipo de cuidar que se soma às múltiplas formas dos cuidados necessários à vida. Tendo Jesus Cristo, o Divino Salvador, o modelo de ser humano a ser seguido, aprendemos com Ele o modo de cuidar do outro e de toda a criação. Cada colaborador, professor, aluno, pai e mãe fazendo a sua parte do cuidado, construirá uma comunidade educativa mais acolhedora e solidária, fazendo do colégio um espaço onde se realiza o verdadeiro objetivo da educação que é a humanização.

Todas as atividades realizadas pela pastoral propiciam o aprendizado de sentidos e atitudes que levam à solidariedade e ao compromisso com a construção do bem das pessoas e de seus contextos socioambientais. No que se refere aos colaboradores e professores, a Pastoral Escolar tem a incumbência “de cuidar dos cuidadores”.

É importante salientar que a “Pastoral Escolar não se contrapõe ao Estado laico, mas afirma a sua identidade como contribuição aberta à sociedade plural, secularizada.” (cf. ANJOS, 2015, p. 23) Por isso, as ações desenvolvidas são sempre abertas e respeitosas, buscando diálogo inter-religioso que agregue à formação humana de cada envolvido.

A Pastoral Escolar também tem a tarefa básica dos cuidados necessários para explicitar, dinamizar e celebrar os sentidos e valores pelos quais se rege o conjunto do colégio. Não podemos esquecer quem somos e o motivo de nossa existência. Diante disso, podemos dizer que educar exige abrir horizontes de sentidos, valores e objetivos que conferem vida à aprendizagem. Portanto, a Pastoral Escolar vem oferecer a sua grandiosa contribuição dentro desse processo de conferir vida à aprendizagem.

 

“A educação humaniza e personaliza o ser humano quando consegue que este desenvolva plenamente seu pensamento e sua liberdade, fazendo-o frutificar em hábitos de compreensão e em iniciativas de comunhão com a totalidade de ordem real. Dessa maneira, o ser humano humaniza seu mundo, produz cultura, transforma a sociedade e constrói a história”

(Doc. de Aparecida, p. 149)

Mantenha-se conectado.

Fale conosco: (11) 4013-6570 ou clique aqui.